- De onde vêm os dados?
- O que se deve fazer com eles?
- Onde devem ser gravados?
Já vi casos de uso com enunciados como este:
Ao preço, somam-se a margem de lucro e os impostos.
Parece simples, mas onde é que eu encontro o preço? E a margem e os impostos? Como é feito o cálculo? E o que eu faço com o resultado?
Neste exemplo em particular, para dificultar, a base de dados tinha tabelas e colunas com nomes do tipo CSX0023. O resultado é que o programador acaba tendo que fazer a análise novamente.
Então, para resolver esta questão, Um Método Lúdico apresenta o diagrama Mickey Mouse:
Também é chamado de diagrama do alumbramento.
A idéia é simples:
Neste exemplo em particular, para dificultar, a base de dados tinha tabelas e colunas com nomes do tipo CSX0023. O resultado é que o programador acaba tendo que fazer a análise novamente.
Então, para resolver esta questão, Um Método Lúdico apresenta o diagrama Mickey Mouse:
Também é chamado de diagrama do alumbramento.
A idéia é simples:
- No círculo da esquerda, descreve-se a origem dos dados (o nome das tabelas, dos arquivos, etc.);
- No círculo do meio, descreve-se o que fazer com os dados;
- No da direita, indica-se onde gravar os resultados.
Pobres analistas, assim terão que trabalhar!!
ResponderExcluirLembram quando um dos gênios daquela ex-empresa perguntou, como quem não quer nada, se já era possível gerar código a partir dos casos de uso? :-)
ResponderExcluirOs analistas podem ir ajudar os gerentes com o Project. Assim os gerentes ficam liberados para as reuniões de diretoria. Os programadores ficam com a análise e os estagiários com a programação!
ResponderExcluirAssim todo mundo sobe na vida e fica contente! Um Método Lúdico é um avanço notável para a Tecnologia da Informação.
Muito bom, além do diagrama Mickey Mouse também este teu último comentário Gabriel, pena que a parte que me toca, neste momento, é ter tempo livre para reuniões...
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