quinta-feira, 8 de abril de 2010

Um Método Lúdico: diagrama Mickey Mouse

Na maior parte dos casos de uso, o fundamental pode ser reduzido a três questões:
  1. De onde vêm os dados?
  2. O que se deve fazer com eles?
  3. Onde devem ser gravados?
A maior parte dos analistas sabe disso de forma intuitiva, mas como nunca lhes foi apresentado de forma clara, o tratam com descaso.

Já vi casos de uso com enunciados como este:

Ao preço, somam-se a margem de lucro e os impostos.

Parece simples, mas onde é que eu encontro o preço? E a margem e os impostos? Como é feito o cálculo? E o que eu faço com o resultado?

Neste exemplo em particular, para dificultar, a base de dados tinha tabelas e colunas com nomes do tipo CSX0023. O resultado é que o programador acaba tendo que fazer a análise novamente.

Então, para resolver esta questão, Um Método Lúdico apresenta o diagrama Mickey Mouse:
Também é chamado de diagrama do alumbramento.

A idéia é simples:
  1. No círculo da esquerda, descreve-se a origem dos dados (o nome das tabelas, dos arquivos, etc.);
  2. No círculo do meio, descreve-se o que fazer com os dados;
  3. No da direita, indica-se onde gravar os resultados.
O analista deve entregar o diagrama com um sorriso nos lábios e um pirulito na mão esquerda.

4 comentários:

Heloisa disse...

Pobres analistas, assim terão que trabalhar!!

Flávio disse...

Lembram quando um dos gênios daquela ex-empresa perguntou, como quem não quer nada, se já era possível gerar código a partir dos casos de uso? :-)

forinti disse...

Os analistas podem ir ajudar os gerentes com o Project. Assim os gerentes ficam liberados para as reuniões de diretoria. Os programadores ficam com a análise e os estagiários com a programação!

Assim todo mundo sobe na vida e fica contente! Um Método Lúdico é um avanço notável para a Tecnologia da Informação.

COLORADOS disse...

Muito bom, além do diagrama Mickey Mouse também este teu último comentário Gabriel, pena que a parte que me toca, neste momento, é ter tempo livre para reuniões...