O Brasil é mesmo uma terra de grandes paradoxos. Tivemos uma ditadura militar cujo objetivo manifesto era o de evitar que idéias de esquerda levassem nossa nação para o mal. Acabamos com uma economia fechada.
Na década de 1980, eu achava incrível a variedade de produtos que havia no Uruguai. Lá podiam ser vistos carros de todas as marcas. Nas lojas de eletrônicos havia uma infinidade de produtos de todo o mundo. E a qualidade era visivelmente superior.
Mais tarde descobri que a nossa economia era mais fechada que a dos países do leste europeu. Sim, os comunistas faziam mais comércio que nós. E criavam mais tecnologia também.
Mesmo um país pequeno como a Tchecoslováquia produziu mais computadores pessoais que o Brasil. Eles tinham cerca de 15 milhões de habitantes e produziram dezenas de diferentes computadores domésticos.
Os micros nacionais realmente bons começaram a aparecer depois de 1985: o TK-3000, os MSX e o Unitron Mac 512 (que infelizmente acabou proibido). Mesmo assim, eram só cópias.
Parece-me que nossa política econômica tinha muita retórica e pouca substância; temo que isso não tenha mudado muito.
Making the Mandelbrot Set with Excel
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário