Os jogos de computador estão ficando realistas demais. Acho que estão deixando de ser jogos para se tornarem simulações. E a criatividade está diminuindo; imagino que os desenvolvedores gastem tanto tempo aperfeiçoando os detalhes e efeitos realistas, que não têm tempo para a criatividade.
Então, proponho separar os jogos por categoria, a fim de realmente aferir a habilidade técnica e a criatividade dos programadores. Eu imaginei algumas e já aproveito para premiar os melhores jogos em cada uma.
A primeira é a Mosca. Nessa categoria, o cidadão tem que ter menos memória que a necessária para armazenar uma tela do jogo, não importa a resolução. E o ganhador é Thrust para o Atari 2600. O Atari tem 128 bytes de memória e os programas normalmente têm 4KB ou menos, mas podem ser maiores se o ROM for paginado (porque o Atari só usava 12 linhas de endereçamento). Esse jogo foi originalmente escrito para o BBC Micro e rodava sobre 32KB. Ele simula a física muito bem e isso já seria impressionante se, adicionalmente, um alemão chamado Thomas Jentzsch não o tivesse portado para o Atari. O jogo, ademais, foi portado apenas em 2000, muito depois do fim do sucesso comercial da plataforma.
A segunda categoria é a Galo. Nessa categoria incluo todos os jogos escrito para micros de 8 bits. Eu escolhi um grande campeão: Elite. Esse jogo necessitava de apenas 32KB e foi uma revolução porque, além dos gráficos em 3D incríveis (com eliminação de faces ocultas), foi dos primeiros a ter conteúdo proceduralmente gerado. O universo de Elite consiste de 8 galáxias com 256 planetas cada uma. O jogo foi planejado com um número muito maior de planetas, mas a editora achou que as pessoas não iam acreditar que um micro de 8 bits pudesse gerar tanta complexidade. Ele foi lançado em 1984 (depois de dois anos de desenvolvimento) e portado para quase todos os micros da época.
A categoria Pena abarca os jogos escritos para micros de 16 bits. E o campeão é o Another World do Amiga. Ele já representa um grande salto em relação aos jogos de 8 bits, porque o Amiga tinha hardware gráfico avançado e muito mais memória (512KB, pelo menos). A grande inovação foi o uso de efeitos cinematográficos; era quase como participar de um desenho animado. O jogo foi lançado em 1991.
Uma prova de que esses jogos eram realmente bons é que os três foram portados para várias outras plataformas. Nenhum deles foi tão copiado como o Elite, mas todos tiveram muito sucesso.
A programação de jogos costumava ser feita por uma ou duas pessoas. Hoje em dia, os estúdios têm dezenas de pessoas e os lançamentos custam milhões. Com tanta responsabilidade, talvez as empresas não queiram correr riscos e por isso relançam os mesmos jogos ano após ano (quantos jogos de futebol ainda precisamos?). Por sorte, temos os emuladores para reviver os bons tempos!
Making the Mandelbrot Set with Excel
Há uma semana
A salvação deve estar nos jogos casuais, hehe. Não que eles ocupem menos de 1 MB, mas pelo menos parecem ter uma ênfase maior no jogo.
ResponderExcluirHmmm... Faz tempo que não visito o nitrome.com
Tenho que ver se tem alguma novidade boa lá :-)
E criatividade é pra poucos mesmo. Não é todo dia que surge um gênero novo.