sábado, 30 de outubro de 2010

Analogia estapafúrdia

O problema do Tiririca nas eleições gerou uma polêmica e tanto. E revelou como as pessoas não entendem o nosso sistema político. Vou complicar, digo, esclarecer a situação.

Digamos que queiras um iPhone de natal. Papai Noel não acha um iPhone para comprar, mas encontra um Motorola F3. Pelo menos é um telefone, que é o que precisavas. Pior teria sido ganhar uma garrafa de whisky, que não gostas.

Pois bem, agora imagina que o Papai Noel só pode comprar um presente para todo mundo. A maior parte das pessoas pede um telefone, mas cada uma pede uma marca ou modelo diferente. Um grupinho pequeno, por outro lado, pede uma mochila das Meninas Superpoderosas. Como não pode agradar a todos os desejos, Papai Noel decide comprar mochilas para todos.

Então, vamos ter todo mundo de mochila cor-de-rosa, quando a maior parte queria mesmo era um telefone. Para isso serve o sistema de lista aberta (o da eleição para o Congresso): que as pessoas ao menos ganhem algo parecido com o que votaram.

Pronto, esta foi minha contribuição para a democracia brasileira. De lambuja, ganhei links para Tiririca e Meninas Superpoderosas no meu blog.

Um comentário:

  1. Na lista de "reações" abaixo do post está faltando uma: "estapafúrdio" :D

    ResponderExcluir