quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Humanos e máquinas

Precisei consertar um Oracle Dataguard (um banco reserva que recebe todas as alterações do banco principal e que funciona como  cópia de segurança) e descobri algo sobre a produtividade dos seres humanos.

O banco reserva estava 17h atrás do banco principal quando resolvi o problema que impedia que o banco principal enviasse as alterações. Em 15 minutos os dois estavam sincronizados.

Isso quer dizer que os humanos levaram 17h para invocar transações suficientes para provocar 15 minutos de trabalho no banco secundário. Ademais, o banco primário funciona em duas máquinas, enquanto o secundário roda sobre apenas um servidor.

Evidentemente, o processamento usado em consultas não entra nessa conta. Por outro lado, muitas das alterações são provocadas por jobs (não precisam de interação humana). Mesmo assim, é interessante o fato de que um computador fez o trabalho de milhares de pessoas 68 vezes mais rapidamente.

Um comentário:

Ed.Londero disse...

Para produzir uma peça de informação processual leva horas. Para postar 2 megas de texto, só uns segundos. Tem essa natureza também do banco em questão servir a uma instituição de natureza jurídica.