sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Login social

Um chamado aparentemente simples acabou como inspiração para uma ideia genial. Às vezes, não damos valor aos usuários que temos.

O cidadão estava reclamando que não conseguia entrar no sistema, o qual o informava algo sobre não ter permissão. Geralmente, isso indica que a pessoa de fato não tem permissão, mas costumo dar o benefício da dúvida a todos e revisei as permissões. Ele as tinha.

Conferi os logs e descobri que era outra pessoa que não estava conseguindo entrar. O cidadão que abriu o chamado tinha entrado várias vezes sem qualquer dificuldade. Seu amigo, no entanto, poderia continuar tentando, porque não estava habilitado.

Pode ser que um fosse muito amigo do outro a ponto de confundirem suas credenciais, mas acho mais provável que a informação sobre quem estava com dificuldade tenha sido julgada irrelevante.

De qualquer forma, ocorreu-me que daí poderia surgir o login social. Através da autenticação do Facebook, por exemplo, os amigos das pessoas autorizadas também poderiam ganhar privilégios no sistema. Claro, seria conveniente que o usuário indicasse corretamente quem é amigo próximo ou família. E, conforme o grau de proximidade, poderíamos conferir mais ou menos permissões.

Vou levantar a questão na próxima reunião.

Nenhum comentário: