quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atualização desanimadora

Chegaram máquinas novas no trabalho, mas elas têm apenas 6GB de memória. Digo apenas 6GB, porque as atuais têm 4GB e não lembro de ter adquirido uma máquina nova que não tivesse ao menos 4 vezes mais memória que a anterior.

Primeiro, parti de um 6502 com 128KB para um 286 com 1MB. Então, para um 486DX com 8MB e depois para um Pentium 166MMX com 64MB. Depois disso, atualizei para um Pentium 4 com 1GB. Atualmente, tenho um i3 com 4GB. Pode ser que tenha havido um 386 no meio disso tudo, mas faz tanto tempo que não lembro mais.

Então, um incremento de apenas 50% é um pouco desapontador. Do jeito que as coisas estão, não vejo motivo para atualizar as máquinas como antigamente. Por isso, essa também não deve ser uma boa época para os fabricantes. É melhor começarem a produzir tablets.

4 comentários:

  1. Que tal um tablet de 18" ?
    http://www.techrepublic.com/blog/tablets/dell-pushes-the-tablet-envelope-with-the-xps-18/3271?tag=nl.e067&s_cid=e067&ttag=e067
    Para nosso trabalho não precisamos de muita memória.
    Mas se o servidor estivesse voando, com HD em memória, aí sim um barato.

    ResponderExcluir
  2. Pena que é Dell. Vou esperar passar um pouco a novidade (para baixarem os preços) e creio que vou atrás de um tablet com Ubuntu.

    ResponderExcluir
  3. Se você fabrica PCs e não se chama lenovo, você pode estar com problemas...

    http://arstechnica.com/information-technology/2013/04/if-you-make-pcs-and-youre-not-lenovo-you-might-be-in-trouble/

    ResponderExcluir
  4. Se você fabrica qualquer coisa e não é chinês, você pode estar com problemas... :-)

    ResponderExcluir