quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ramais rebeldes

Descobrir o ramal de uma pessoa é muito fácil. A intranet os tem todos. Mas algumas pessoas mais antigas (mesmo que de espírito) gostam do velho hábito de usar a telefonista. Como elas não existem mais, alguém vai cumprir o papel, mesmo que involuntariamente!

Então, em nome da paz no ambiente de trabalho, uma técnica pavloviana e pacífica deve ser usada para treinar os preguiçosos chamadores.

A técnica é simples e consiste em, inicialmente, fazer o chamador pensar que a chamada será redirecionada para o alvo pretendido. O treinador deve dizer que "vou passar a ligação para o ramal XYZ", mas deve colocar ênfase e repetir o número com "se a ligação cair, o ramal é XYZ". Então, aperta-se o botão para transferir e coloca-se o telefone no gancho, para que a ligação caia.

Se o chamador insistir, basta repetir a operação. É garantido o resultado em, no máximo, três chamadas (exceto para alguns casos extremos, geralmente restritos a peixes dourados).

2 comentários:

  1. Nao sei nao, vc ainda estara' fazendo o papel de lista de ramais para esses peixinhos. Eu trocaria o script para:

    - deixe-me olhar o numero do ramal aqui na intranetche (...)
    - ahh! achei! Vou transferir voce agora (...)
    - tu-tu-tu-tu-tu-tu-tu...

    (note que o numero nao e' mencionado, mas a origem da informacao sim)

    ResponderExcluir
  2. Boa! Outra que me ocorreu é dar um número qualquer antes de desligar. Talvez tenhamos que repetir o experimento com diferentes técnicas e comparar os resultados. Posso dizer que a situação melhorou rapidamente no meu ramal.

    ResponderExcluir