quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Novas placas de carros

Certa vez, um motorista de Uber apontou para mim que as placas novas não permitiam identificar se certos símbolos eram número ou letra. Eu tentei argumentar, explicando que em cada posição só podia haver um número ou uma letra. Infelizmente, o compatriota não alcançou a captar a minha explicação. A derrota foi mútua.

De qualquer forma, tenho notado que algumas placas são perigosamente parecidas a palavras. Resolvi baixar um dicionário e testar quantas podem haver com palavras. Usei a versão sem acentos de uma lista qualquer da internet.

Eu sinto falta é da indicação de estado e cidade.


grep -Po "^[a-z]{3}[oiasg][a-z][oiasg]{2}$" br-sem-acentos-txt | wc -l
3380

Mapeei 0 para O, 1 para I, 4 para A, 5 para S, e 6 para G. Como a lista de palavras está em caixa baixa, a expressão regular não é tão obvia. Em caixa alta ela tem sentido.

De um universo de 456.976.000 placas, apenas 3380 se parecem com palavras de 7 letras. Claro que há umas palavras "bonitas":


grep -Po "^[a-z]{3}[oiasg][a-z][oiasg]{2}$" br-sem-acentos-txt | grep bon
bonitas
bonitos

Será que CAS4D05 caiu para um solteiro e FEI0S05 para uma família bonita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário