O Brasil tornou-se a primeira grande nação a abolir o transporte rodoviário baseado em combustíveis fósseis. Todos os carros, caminhões, ônibus e motocicletas novos são movidos a álcool, a hidrogênio, a eletricidade ou a ar comprimido. A despoluição da região metropolitana de São Paulo foi um dos efeitos mais claros dessa mudança. Antecederam ao Brasil a Nova Zelândia, a Dinamarca e o Uruguai.
O país continua crescendo fortemente e absorve mão-de-obra dos países vizinhos, como Paraguai e Bolívia, deixando grandes espaços despovoados no centro do continente. Essa concentração economica no Brasil tem favorecido a recomposiçao ambiental da região. O Paraguai transformou toda a região do Chaco em um parque nacional.
O Mercosul agora abrange todos os países da América do Sul, exceto as Guianas e o Suriname. As negociações por uma moeda única prosseguem e o nome deve ser Sol, Bolívar, Colombo ou Peso. O BNDES foi transformado em Banco de Desarollo del Cono Sur.
A Suíça agora é conhecida como o Uruguai da Europa. Refletindo o movimento do século passado, mais italianos rumam à Argentina para fugir da estagnação de seu país.
O presidente Rodriguez, dos Estêites, finalmente declarou a moratória da dívida. No Brasil, o dólar vinha sendo cotado a US$17 por real e, após a moratória, terminou o ano estável a US$45. A maior parte das reservas internacionais agora está guardada em Euros e Yuans. A indifindável crise estadounidense, com raízes na crise financeira de 2008, tem levado alguns estados do sul a cogitar a união com o México. Os maiores interessados são o Novo México, a Califórnia, o Arizona e o Texas.
A Europa sofre com uma crise aguda de falta de mão-de-obra. Como resultado, há uma grande entrada de profissionais da China e do Oriente Médio; essas são atualmente as únicas regiões com excesso de mão-de-obra qualificada. A Turquia abandonou definitivamente as esperanças de participar da zona do Euro e iniciou conversas para a criação de um bloco com Argélia, Tunísia e Líbia.
Israel continua em conflito com seus vizinhos que exigem o fim de novos assentamentos na Jordânia, no Líbano e na Síria para iniciar tratativas de paz.
Nos esportes, a CBF impôs um limite ao número de jogadores europeus e africanos. As seleções de vôlei continuam invictas há 10 anos e o país agora é conhecido como o país do vôlei. O país também tem 3 jogadores entre os 10 melhores da ATP e 5 entre os 20 melhores. Um brasileiro ganhou pela primeira vez um grande torneio de golfe e na F1 persiste uma rivalidade intensa com os alemães com 5 campeonatos para cada país na última década.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)